Para refletir sobre as responsabilidades da comunidade e das instituições públicas na criação de uma cidade mais acessível, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, no Hotel Intercity, em Pindamonhangaba, a I Plenária Intermunicipal de Inclusão do Vale do Paraiba, com a participação do Secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o advogado Marcos da Costa.
Segundo ele, cerca de 10 milhões de pessoas possuem alguma deficiência no estado, o que é um desafio e o governo estuda, junto com os municípios, diversas ações para ajudar na inclusão dessas pessoas na sociedade.
O secretário falou de ações que já estão em desenvolvimento no Estado como a criação de centro de atendimento aos autistas, parceria com as universidades para assegurar inclusão nas instituições de ensino superior, promover pesquisas e desenvolvimento de tecnologia assistida.
Na ocasião, também foi colocado em pauta o trabalho desenvolvido pelas entidades que lutam pela inclusão ou que assistem pessoas com deficiência, respeito da acessibilidade e da inserção social, além de temas como garantia dos direitos aos portadores de necessidades especiais, humanização, conscientização, implementação de novas políticas públicas em prol dessas pessoas além de outros assuntos.
Estiveram presentes no evento o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. isael Domingues, o vice-prefeito, Ricardo Piorino, o Secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, o vereador Cal, Ivonete dos Santos, presidente do Conselho de Pessoas com Deficiência, Andreza Queiroz, da Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência da OAB, Luis Gustavo Martins, Dirigente Regional de Ensino, Letícia Souza, Diretora da Pessoa com Deficiência, conselheiros, entidades públicas, privadas e sociedade civil, além de autoridades locais e de outras cidades como Ubatuba e Guaratinguetá.