O layoff que estava programado para começar em 1º de junho na fábrica da Volkswagen de Taubaté será adiado para julho. A medida vai impactar cerca de 800 trabalhadores.
A decisão foi comunicada pela montadora ao Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região nesta semana.
Segundo a fabricante, o layoff teria início dia 1º de junho. Contudo, devido a um ajuste da produção para atender uma demanda pontual do mercado, a medida foi suspensa.
suspensão ocorre após o Governal Federal sinalizar a possível criação do programa que atende a um pedido de sindicatos, voltado ao carros de entrada.
Segundo o sindicato, a nova data ainda pode passar por ajustes, conforme o andamento das negociações envolvendo o novo programa automotivo.
Layoff na Volkswagen de Taubaté
O layoff na Volkswagen de Taubaté já havia sido anunciado no início de maio. A empresa informou que a medida deve durar de dois a cinco meses.
Contudo, não foi confirmados os motivos. Por outro lado, o Sindicato dos Metalúrgicos diz que a montadora alega queda nas vendas de carros, influenciada pela alta dos juros no Brasil.
Segundo a Volkswagen e o Sindicato, adoção de layoff está previsto no acordo coletivo com a montadora.
Entre março e abril, a empresa deu férias coletivas para dois mil metalúrgicos. Como justificativa, a montadora havia informado a adequação do volume de produção à demanda do mercado. Além disso, também apontou a falta de peças que afeta o setor.
Na ocasião, 900 funcionários ficaram afastados por um mês.