noticias780 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Cidades do Vale

Pinda: Bosque recebe evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Publicada em 01/04/23 às 12:36h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pinda: Bosque recebe evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo  Compartilhar a noticia Pinda: Bosque recebe evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo  Compartilhar a noticia Pinda: Bosque recebe evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Link da Notícia:

Pinda: Bosque recebe evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
 (Foto: Conexão Vale)
Neste domingo, dia 2 de abril, é lembrado como Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Para marcar a data, a Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba, em parceria com o Conselho da Pessoa com Deficiência Física, promoveu na manhã deste sábado, no Bosque da Princesa, um evento em alusão ao dia mundial do espectro autista e síndrome de Down.



O evento contou com atividades lúdicas, roda de conversa, massagem e orientação sobre saúde mental, participação da Camerata Musical, psicólogas de uma instituição de ensino superior da cidade, além de brincadeiras, pintura no rosto, personagens, pipoca, distribuição de doces entre outros.

O dia Mundial do Autista é no dia 2 de abril e o dia mundial da Síndrome de Down é dia 21 de março.

Sobre o TEA

O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Mesmo assim, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos dois a três anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!