Aconteceu na noite desta segunda-feira, 13, no bairro rural Goiabal, em Pindamonhangaba, uma reunião entre moradores e autoridades da administração municipal sobre o andamento do processo de regularização fundiária do bairro e também houve a apresentação de um projeto urbanístico para o bairro, apresentado pela secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
O encontro foi coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação e será realizado no Centro Comunitário do bairro, localizado na Avenida dos Cedros, 745, às 18h. Durante a reunião, a equipe do ITESP apresentou uma prestação de contas do andamento do trabalho já executado.
A ação de regularização do bairro é um trabalho realizado em conjunto pela
Prefeitura e Fundação ITESP, órgão do vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado, através de um contrato de prestação de serviços técnicos especializados.
O trabalho teve início em 2020 mas sofreu paralisação em virtude da pandemia. Em julho de 2021 o processo foi retomado e prevê a entrega da titularidade de cerca de 600 propriedades. Os serviços de coleta de documentação, topografia e o trabalho de campo junto aos imóveis já foram realizados.
Em levantamento prévio, o ITESP informou a Prefeitura que, apesar de permanecer em plantão no bairro por longo período, aproximadamente 60% dos proprietários de imóvel no bairro ainda não apresentaram a documentação exigida para cadastro junto ao órgão.