O Hospital Municipal de São José dos Campos começou um mutirão de cirurgias eletivas que vai ser feito durante o ano todo, aos sábados e domingos.
A meta do ano é fazer cerca de 1.500 cirurgias extras que não são de urgência, além das que ocorrem todos os dias no hospital.
No mês de março, que comemora o Dia da Mulher, serão feitas 120 cirurgias, todas ginecológicas. No último final de semana (4 e 5), foram realizadas 22 cirurgias no sábado e outras 20 no domingo.
Participaram do mutirão 8 ginecologistas, 4 anestesistas e 6 pessoas das equipes de enfermagem.
“O mutirão é muito importante porque vai ajudar a cidade a retomar uma condição de normalidade pós-pandemia”, afirmou o médico José Américo Chaddad, coordenador geral de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Municipal.
As pacientes são chamadas antecipadamente pelo HM para fazer os exames pré-cirúrgicos e, ao término dessa etapa, já são informadas da data da cirurgia e recebem as orientações sobre os procedimentos necessários.
A partir de abril, o mutirão passa a atender todas as especialidades. O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).