Pindamonhangaba foi a grande campeã do 16º Festival de Marchinhas da cidade. Pela primeira vez, representantes da cidade ganharam todas as premiações do evento, mostrando que a tradição das marchinhas carnavalescas está cada vez mais forte no município.
Os integrantes do ‘Bloco Jeca Tatu, Cotia Não’ foram os campeões do festival, ficando com o prêmio principal. A marchinha “Respeito em Primeiro Lugá”, composta por Silvinha Rezende, Nena da Viola, Kiko Nogueira, Rafael Ronconi, Carmen Baenninger, João Prudente e João Victor Fumaça, recebeu o troféu Alarico Corrêa Leite.
A edição 2023 homenageou o Bloco Os Neros que por muitos anos reuniu e animou foliões em Pindamonhangaba, participando inclusive do primeiro festival de Marchinhas da cidade. O júri de premiação foi composto por Afonso Barone, José Antonio (compositor da música do bloco Os Neros) e Firmiano Junior. A animação da noite ficou por conta da Banda Walesom, que acompanhou as marchinhas concorrentes.
O Festival de Marchinhas e toda a programação de carnaval são organizados pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, com apoio de todos os setores da gestão municipal.