Um forte temporal alagou a rodoviária e 46 casas em bairros de São José dos Campos. Em pouco mais de duas horas, entre 18h e 20h, desta quinta-feira (02/02), choveu 53 milímetros, o que equivale ao acumulado de chuva de dois dias.
A rodoviária nova ficou alagada e os bairros mais atingidos foram Jardim do Lago, Capuava, Vila Corinthians e Jardim Morumbi. A Prefeitura foi acionada e as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais realizaram o atendimento às famílias até às 4h da manhã desta sexta-feira (3).
A chuva não deixou pessoas desalojadas ou desabrigadas, houve, no entanto, perdas materiais nos imóveis. A Secretaria de Apoio ao Cidadão esteve em campo e distribuiu cestas básicas para 12 famílias, além de oferecer o suporte necessário a elas. Os imóveis alagados ficam nas seguintes regiões:
Foram 02 casas alagadas no Capuava;
Foram 37 casas alagadas no Jardim do Lago
Foram 07 casas alagadas na Vila Corintinhans.
A Prefeitura de São José dos Campos informa que a Secretaria de Saúde já está avaliando possíveis riscos iminentes à saúde desses cidadãos e alerta que em casos de febre, náuseas, vômitos, dor em geral no corpo e especificamente nas panturrilhas, a pessoa deve imediatamente procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
Nesta sexta-feira, as equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade fizeram a lavagem das ruas atingidas nos bairros. A Defesa Civil mantém o monitoramento preventivo da situação dos córregos e rios em toda a cidade, uma vez que a previsão do tempo é de novas pancadas de chuva.