O projeto cultural Plantando Samba abre no sábado, dia 17 de dezembro, inscrições para oficinas gratuitas de Bateria de Escola de Samba. Em Redenção da Serra, será às 9h, no Centro da Melhor Idade. Já em Natividade da Serra, acontece às 15h, na Quadra Poliesportiva José de Assis Furtoso.
Para se inscrever, o interessado deve apresentar documento de identidade e comprovante de residência na cidade em que for participar. Os menores de dezoito anos têm que estar acompanhados dos pais. Serão 30 vagas por cidade efetivadas mediante ordem de chegada.
O evento marca também o lançamento do projeto, com uma atividade de apresentação para a comunidade. Nas duas cidades o Mestre Luan vai realizar uma interação com o público apresentando os instrumentos e ao conteúdo das futuras oficinas.
As Oficinas
Com início em 7 de janeiro de 2023, as oficinas acontecerão aos sábados, sempre às 9h, no Centro da Melhor Idade de Redenção da Serra, e às 14h, na Quadra Poliesportiva José de Assis Furtoso de Natividade da Serra.
Serão vinte encontros entre os meses de janeiro e junho dentre aulas introdutórias ao universo do ritmista, aulas de toque, junção de grupos de instrumentos e montagem final da bateria, além de experiências extras como a visita a uma Agremiação Carnavalesca tradicional e a integração junto à Bateria Oficial de um Bloco Carnavalesco profissional, quando os alunos terão a oportunidade de tocar junto aos ritmistas mais experientes.
As oficinas trabalharão com duas turmas fixas de trinta alunos, uma em cada cidade, entre adultos e crianças a partir dos seis anos. Para participar não é necessário ter conhecimento musical prévio.
O Projeto
O Plantando Samba é uma iniciativa contemplada pelo Programa de Ação Cultural - ProAC Editais, da Secretaria de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e foi idealizado pelo Mestre Luan Victor de Souza, de Tremembé.
O objetivo principal do projeto é ampliar o conhecimento e a transmissão da cultura do samba no Vale do Paraíba por meio da experiência de uma bateria de escola de samba em ambientes onde essa cultura não é uma tradição.
A intenção é promover vivência, aprendizado e atuação conjunta por meio dessa arte. Ao final do projeto, as cidades herdarão os instrumentos utilizados, tendo a oportunidade de dar continuidade às atividades, conforme envolvimento da comunidade.
Serviço:
Apresentação do projeto Plantando Samba – 17 de dezembro
● 9h no Centro da Melhor Idade de Redenção da Serra
● 15h na Quadra Poliesportiva de Assis Furtoso de Natividade da Serra
Inscrições nos encontros de apresentação
30 participantes por cidade
Duração do projeto – janeiro a junho de 2023
Oficinas sempre aos sábados
● 9h no Centro da Melhor Idade de Redenção da Serra
● 14h na Quadra Poliesportiva de Assis Furtoso de Natividade da Serra