Pindamonhangaba foi campeã da 2ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, etapa regional, na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, onde foram avaliados indicadores como pavimentação, acessibilidade, iluminação pública, saneamento básico, serviços coletivos urbanos e acesso à internet.
Além disso, o município também conquistou o 2º lugar no quesito governança, eficiência fiscal e Transparência, onde foram observados pontos como redução dos desperdícios, sem diminuir o nível de serviço prestado à população, bem como o aumento da arrecadação sem, necessariamente, aumento dos impostos.
A premiação foi entregue em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília e possibilitou a participação de Pindamonhangaba pela primeira vez na Edição Nacional, que teve mais de 500 projetos recebidos.
O prêmio
O prêmio é oriundo de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila, com o propósito de incentivar a melhoria contínua da realidade das cidades, ao reconhecer a adoção de boas práticas da Gestão Pública.
Os finalistas foram selecionados, considerando seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Etapa Nacional
Os municípios foram agrupados em três categorias, de acordo com o porte da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.
A premiação elegeu as três melhores cidades do País em cada pilar, considerando o grupo populacional. Ao todo, concorreram mais de 5.570 municípios brasileiros.