O Governo do Estado e a Prefeitura de SP decidiram retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público a partir deste sábado (26), seguindo análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de Covid-19.
A Prefeitura de Taubaté adotará integralmente a recomendação do Estado, passando a cobrar o uso do equipamento. Em novembro, o município já contabiliza 1.539 novos casos de Covid-19. Atualmente, segundo dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, 14 taubateanos se encontram internados. Cinco em unidades de saúde municipal e 9 em hospitais geridos pelo Estado ou pela iniciativa privada. O mês de novembro registra também 1 óbito.
É fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus, a única forma de amenizar os efeitos do vírus é garantir a imunização com as doses que estão disponíveis nos postos de saúde.
A recomendação do Estado é a de volta da obrigatoriedade de utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, notadamente no transporte público, reforçando a necessidade de uso obrigatório de máscaras em serviços de saúde, incluindo farmácias, onde há maior probabilidade de pessoas sintomáticas procurarem testagem e medicamentos sintomáticos para quadros gripais. E ainda para grupos populacionais mais vulneráveis, incluindo os mais idosos e pessoas com comorbidades.