A Secretaria de Saúde em parceria com o NAPE (Núcleo de Apoio Pedagógico), da Secretaria de Educação, realiza nos dias 18 e 25 de novembro triagem auditiva para os alunos da EMEI Tenente Alexandre Gandhi Souza Lacerda, a creche do Sedes.
O trabalho tem a finalidade de detectar precocemente possíveis comprometimentos auditivos em crianças com idade pré-escolar e escolar através da Triagem Auditiva Escolar (TAE). A detecção precoce da perda auditiva auxilia na prevenção de dificuldades de fala e aprendizagem, que interferem na qualidade de vida das crianças.
Na EMEI será instituído o projeto piloto, atendendo crianças de 5 anos. Nesta idade, as crianças estão em transição para o processo de alfabetização já que, ingressarão o Ensino Fundamental no próximo ano. É importante garantir que a criança escute bem para que o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização aconteça de forma plena e efetiva.
Assim, os alunos que apresentarem qualquer alteração no comportamento auditivo ou problemas relacionados à comunicação como trocas na fala, gagueira e distúrbio de aprendizagem são encaminhadas ao CEDIC (Centro de Distúrbios da Comunicação) para triagem fonoaudiológica e realização de exames auditivos com prévia consulta com otorrionolaringologista.