O comércio de São José dos Campos está otimista para o Natal e deve gerar entre 3,5 mil a 4 mil vagas de trabalho temporárias neste fim do ano, segundo aponta a mais recente pesquisa da ACI (Associação Comercial e Industrial) em parceria com a Universidade de Taubaté.
Feito por intermédio do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais), o levantamento foi realizado entre os dias 14 e 17 de outubro e ouviu 95 lojistas em locais de grande concentração de comércio na cidade, como a região do Calçadão da Rua 7 e os shoppings centers.
Os dados mostram que 87,4% dos lojistas entrevistados esperam que as vendas de Natal deste ano sejam melhores ou muito melhores que o patamar de 2021. Quase metade dos participantes, 45,8%, ainda afirmaram que vão reforçar os estoques para o Natal comparado ao volume do último ano.
Vagas de emprego
O otimismo do comércio em São José para o Natal também é refletido na contratação de mão de obra temporária.
A pesquisa revelou que 52,6% dos lojistas entrevistados pretendem reforçar sua equipe neste período, com o número de vagas variando de loja em loja.
A maioria dos comerciantes, 28%, disseram que vão abrir duas vagas. Os que pretendem contratar apenas um funcionário são 22%, enquanto outros 22% calculam gerar até cinco vagas temporárias.