A Prefeitura de São José dos Campos confirmou, na tarde desta terça-feira (2), mais um caso de meningite bacteriana, desta vez em uma criança de uma escola de educação municipal da cidade. O aluno está internado no Hospital Municipal desde o dia 23 de outubro, mas permanece estável e com melhora clínica.
A confirmação do diagnóstico foi feito após realização de exame PCR. Todos os 6 membros da família da criança também já foram devidamente medicados com antibióticos, seguindo o tratamento de quimioprofilaxia, indicada para comunicantes próximos de um paciente com doença meningocócica, para assegurar o bloqueio.
A Prefeitura informou que logo após a confirmação, a escola comunicou a situação para todas as famílias dos alunos da sala.
Além disso, a Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado de São Paulo já está cuidando do caso, solicitando novas doses da medicação para as ações de bloqueio aos professores e alunos da sala onde a criança estuda.
Já foram 72 casos da meningite bacteriana em São José dos Campos só neste ano de 2022, com 3 óbitos: dois meninos (2 meses e 3 anos), ambos por meningite B e uma mulher de 59 anos (meningite C).
Apesar disso, a prefeitura alega que não há surto ou epidemia da doença no município, que não há necessidade de interrupção de aulas e nem há risco de contaminação às crianças de outras salas.