O Santuário Nacional de Aparecida espera receber mais de 1 milhão de romeiros na Festa da Padroeira do Brasil, cuja celebração principal será realizada nesta quarta-feira (12).
No entanto, esse movimento considera a presença de romeiros durante todo o período da novena preparatória, que começou oficialmente no último dia 3.
Pela primeira desde 2019, Aparecida se prepara para o dia 12 de outubro sem nenhuma restrição da pandemia da Covid-19, que assolou todo o mundo em 2020 e 2021.
Este ano, a novena de Nossa Senhora Aparecida tem como o tema “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.
Segundo a Polícia Rodoviária federal, a expectativa é que mais de 60 mil pessoas cruzem as estradas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba rumo ao Santuário Nacional de Aparecida.
Programação do Dia de Nossa Senhora Aparecida
As festividades começam já às 4h50, com a alvorada festiva.
Na sequência, às 5h, será celebrada a primeira missa. A segunda ocorre às 7h.
Às 9h, o arcebispo da arquidiocese de Aparecida, dom Orlando Brandes, preside a Missa Solene, uma das principais do dia.
Às 12h, a liturgia eucarística é dedicada às crianças.
Os próximos horários de missa programados para a Basílica são às 14h, 16h30 e 19h15, sendo que esta última é o encerramento da Festa da Padroeira, seguida de um show pirotécnico, no pátio externo da Básilica.
Às 15h, será rezada a Consagração Solene a Nossa Senhora Aparecida. Às 18h, haverá a Procissão Solene, saindo da Basílica Histórica em direção ao Santuário Nacional, percorrendo as ruas do Centro de Aparecida.