Levantamento realizado com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Censo Demográfico 2022 em Pindamonhangaba, dentro de 377 setores censitários, atingiu 46,4% de setor concluído, 39,5% em andamento e 14,1% ainda não foram iniciados. A coleta de dados em Pinda teve início no último dia 1º de agosto e está prevista a realização de mais de 50 mil coletas de dados.
Em todo Brasil, 35% dos setores censitários já foram visitados e no estado de São Paulo o total chega a 30,4%, destacou o IBGE, que prevê o encerramento dos trabalhos de coleta de dados até o início de dezembro.
A desconfiança dos cidadãos é um dos fatores que dificulta a agilidade do trabalho. Segundo o IBGE, no Vale do Paraíba são aproximadamente 13 mil domicílios que se recusaram a participar da entrevista. Segundo o Instituto, os moradores têm maneiras disponíveis de conferir a identidade do recenseador e devem ter consciência sobre suas jornadas de trabalho.
Os agentes do IBGE são identificados com a utilização de uma sacola, colete, boné e crachá com identificação personalizada.
"O IBGE disponibiliza aplicativo e site para que o morador possa identificar o recenseador. Quanto a hora de trabalho, o entrevistado deve ter a consciência de que o entrevistador precisa encontrar as pessoas em casa, então ele vai sim trabalhar aos finais de semana e no período da noite. Isso não precisa ser um motivo de desconfiança", explicou o coordenador regional do IBGE no Vale do Paraíba, Bruno Ramos.
Segundo ele, o prazo para a conclusão das entrevistas, que antes era para o dia 31 de outubro, agora é o início de dezembro.