Com 99,92% das urnas apuradas, eleitores de todo o Brasil votaram neste domingo (2) para deputado estadual e federal. No Vale do Paraíba, o voto regional não prevaleceu. A região elegeu somente 1 deputado federal e 2 estaduais.
Atualmente a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) é composta por 94 deputados eleitos para um mandato de quatro anos.
Na Câmara Federal, são 513 cadeiras para deputados ao todo, sendo 70 destinados ao estado de São Paulo.
Pela primeira vez na história do país, o 1º turno aconteceu ao mesmo tempo em todo o território nacional. Ou seja, com as urnas abertas e fechadas juntas, independentemente do fuso horário de cada região.
Nas eleições presidenciais, a polarização venceu: haverá segundo turno entre o ex-presidente Lula (PT) e atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
O mesmo desfecho se deu no estado: também haverá segundo turno entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Deputados eleitos no Vale
Milton Vieira (Republicanos)
Milton Vieira (Republicanos), de São José dos Campos, foi reeleito deputado federal com mais de 98 mil votos. Como principais pautas, ele traz a defesa da família tradicional e os princípios cristãos.
Sua campanha, assim como seu partido, apoiou a chapa bolsonarista, formada por Tarcísio de Freitas, Marcos Pontes e Jair Bolsonaro.
A partir de 2023, disputará seu segundo mandato como deputado federal.
Letícia Aguiar (Progressistas)
Letícia Aguiar (PP) também foi reeleita como deputada estadual, com mais de 68 mil votos.
Também é natural de São José dos Campos e fundou sua campanha nos ideais bolsonaristas, apoiando a chapa do atual presidente.
Como principais pautas, traz a defesa da vida, a valorização da polícia, a proibição do aborto e o conservadorismo.
A partir de 2023, disputará seu segundo mandato como deputada estadual.
Dr. Elton (PSC)
O ex-vereador e médico de São José dos Campos, Dr. Elton (PSC), disputará seu primeiro mandato como deputado estadual.
Eleito com mais de 46 mil votos, traz como principais propostas a valorização da saúde, a inclusão social e os ideais cristãos.
Adotou posicionamento neutro durante sua campanha, não declarando voto a nenhum senador, governador ou presidente.
No início de setembro deste ano, perdeu seu mandato na Câmara de SJC por infidelidade partidária, por ter trocado o MDB pelo PSC.