A Pátria Agronegócios divulgou sua primeira estimativa para a safra 2023/24 de soja do Brasil nesta terça-feira (18) em 155,81 milhões de toneladas. O número reflete um tímido aumento estimado para a área de plantio de 0,48% - para 44,48 milhões de hectares - na comparação com a safra anterior. Trata-se do menor incremento de área no país desde a safra 2006/07. "A desaceleração na expansão vem pela dificuldade na projeção de rentabilidade para o próximo ciclo e pelo sentimento generalizado da contenção de riscos", explica a consultoria.
O número fica bem distante da estimativa do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) de 163 milhões de toneladas, porém, muito mais palpável e próximo da realidade dos sojicultores brasileiros. Em sua última entrevista ao Notícias Agrícolas, Matheus Pereira, diretor da Pátria, já havia informado que os números da empresa estavam sendo finalizados e que, fato, o aumento da área dedicada à soja seria pouco expressivo.
A produtividade também deverá ser maior e, neste caso, de 1,1% em relação à safra 2022/23, podendo alcançar a média de 58,4 sacas por hectare (3,503 kg/ha). Ao mesmo tempo em que a média da região Nordeste deverá apresentar um crescimento de 5% - para 63,9 sacas por hectare, se estima uma diminuição de 4,9% para o Sul, com 45,9 scs/ha.
Fonte: Notícias Agrícolas