noticias919 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Agro

Com recorde no agronegócio, PIB cresce acima do esperado pelo mercado

Publicada em 01/06/23 às 10:32h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com recorde no agronegócio, PIB cresce acima do esperado pelo mercado  Compartilhar a noticia Com recorde no agronegócio, PIB cresce acima do esperado pelo mercado  Compartilhar a noticia Com recorde no agronegócio, PIB cresce acima do esperado pelo mercado

Link da Notícia:

Com recorde no agronegócio, PIB cresce acima do esperado pelo mercado
 (Foto: Internet )

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% no primeiro trimestre  deste ano, em relação ao trimestre anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (1º). A alta foi maior do que o que era esperado pelo mercado.


Agronegócio

O resultado do PIB no primeiro trimestre foi impulsionado, sobretudo, pelo crescimento de 21,6% da agropecuária, maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. Segundo o IBGE, a agropecuária tem peso de aproximadamente 8% da economia do país. 

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, afirma que o agronegócio vem trazendo bons resultados para a balança em razão da grande demanda por commodities no mundo. O mercado esperava que o setor crescesse neste primeiro trimestre, mas não no nível que ocorreu.

"Problemas climáticos impactaram negativamente a agropecuária ano passado e esse ano estamos com previsão de safra recorde de soja, que representa aproximadamente 70% da lavoura no trimestre, com crescimento de mais de 24% de produção. A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da agropecuária", analisa a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Além do agronegócio, o setor de serviços, que tem o maior peso no PIB, cresceu 0,6% noprimeiro trimestre. "A grande questão é se teremos fôlego para manter esse ritmo até o final do ano com uma Selic no patamar atual, o que pressiona empresas, consumidores e crédito", pontua Idean.

Fonte: IG




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Visitas: 311642
Usuários Online: 853
Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!