Com o avanço da safra de milho safrinha no Brasil, os produtores rurais de diversos estados do país relatam boas condições para o desenvolvimento das lavouras. Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as precipitações em algumas regiões e a umidade do solo em outras foram fundamentais para o bom desenvolvimento da cultura.
Em Mato Grosso, as áreas semeadas tardiamente tiveram um desenvolvimento satisfatório, graças à umidade suficiente do solo. Em Mato Grosso do Sul, apesar da redução das chuvas, a umidade do solo se mantém adequada para o desenvolvimento das lavouras. Já em Goiás, a diminuição das chuvas recentes não comprometeu o desenvolvimento da maioria das áreas.
No Maranhão, a cultura do milho safrinha se desenvolveu bem, favorecida pelas precipitações. No Tocantins, a maioria das áreas encontra-se em enchimento de grãos e as precipitações foram benéficas às lavouras. No Piauí, a cultura se estabeleceu em boas condições na maior parte das áreas. No Pará, o plantio se concentra no Polo de Santarém e as frequentes precipitações favoreceram o desenvolvimento.
No Paraná, o retorno das precipitações favoreceu grande parte das lavouras, e a incidência de cigarrinha está sendo controlada. Em São Paulo, o plantio já está finalizado, enquanto em Minas Gerais, as lavouras apresentam bom desenvolvimento em função das chuvas e da umidade do solo.
Além do avanço da safra de milho safrinha no Brasil, a Conab também divulgou informações sobre o andamento da colheita da primeira safra de milho no país. De acordo com os dados, em nove estados produtores, a colheita atingiu 67,5% da área plantada até o dia 6 de maio.
No Maranhão, a colheita da safra anterior avançou de 6% para 15% em uma semana. No Piauí, a colheita da safra anterior passou de 5% para 8%. Na Bahia, a colheita da primeira safra de milho avançou de 60% para 65% da área plantada. Em Goiás, a colheita atingiu 34%, um aumento em relação aos 30% registrados na semana anterior.
Já em Minas Gerais, a colheita atingiu 87% da área plantada, um avanço significativo em relação aos 76% da semana anterior. Em São Paulo, a colheita da primeira safra de milho já está concluída, atingindo 100% da área plantada. No Paraná, a colheita atingiu 90% da área plantada, um aumento em relação aos 87% registrados na semana anterior. Em Santa Catarina, a colheita da safra anterior caiu de 85% para 78%. Já no Rio Grande do Sul, a colheita atingiu 86% da área plantada.
Fonte: Agrolink