noticias942 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Agro

Ovo fica mais caro devido alta na alimentação das aves

Publicada em 02/04/23 às 08:51h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ovo fica mais caro devido alta na alimentação das aves  Compartilhar a noticia Ovo fica mais caro devido alta na alimentação das aves  Compartilhar a noticia Ovo fica mais caro devido alta na alimentação das aves

Link da Notícia:

Ovo fica mais caro devido alta na alimentação das aves
 (Foto: internet)
Não é apenas o ovo de Páscoa que vai pesar mais no bolso dos brasileiros. O ovo de galinha também está mais salgado. Bem mais salgado. Novo levantamento sobre cesta básica, feito pela empresa de inteligência Horus em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), mostrou que o ovo é o único item que aumentou de preço em todas as capitais pesquisadas. 

Na média, a dúzia de ovos brancos passou de R$ 10,49 em janeiro, para R$ 11,43 em fevereiro. E ainda tem mais: dados da Neogrid ― empresa de software para gestão de suprimentos ― mostrou que está faltando ovo nas prateleiras dos supermercados. Isso porque, de acordo com o índice de ruptura (medido pela quantidade de vezes em que um item faltou no estoque dos supermercadistas), o ovo faltou 16% em fevereiro. 

Segundo o economista e especialista em gestão supermercados, Leandro Rosadas, um dos motivos para o aumento do ovo de galinha é o custo de alimentação das aves. A educadora financeira, Aline Soaper lembra que os brasileiros reduziram o consumo de carnes, e em contrapartida aumentaram o consumo de ovos, principalmente pelo baixo preço, em 2022.

Ovos ficam muito mais caros em 2023

Segundo especialistas, a alta no preço do ovo tem a ver com o aumento no custo de produção e de alimentação das aves, principalmente do milho e o farelo de soja. Em 12 meses, o aumento chegou a quase 20%. 

Na conta desse aumento também dá para incluir as commodities que ficaram mais caras, com a pandemia e a Guerra da Ucrânia. Esse efeito tende a ser sazonal, por que tem a quaresma, época que as pessoas consomem menos carne, e substituem por outras proteínas, incluindo os ovos. 

O fato de o item estar em falta nos supermercados, também tem haver com inflação, que pode ter incentivado a queda na produção, pelo setor agropecuário.

As maiores altas registradas no preço dos ovos foram em Fortaleza (CE), onde o preço subiu 4,7%. Em seguida, aparecem São Paulo (SP), com 4,1%, Belo Horizonte (MG), com 3,0%, e Brasília (DF), com 2,9%. Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Manaus (AM) fecham a lista com menos de 2% de aumento. Sobre o maior consumo de ovos no período da Quaresma, o dado também é conformado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo.

Fonte: Terra




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Visitas: 312370
Usuários Online: 1573
Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!