Nesta primeira semana de 2023 observou-se uma piora nas condições de lavoura, tanto do milho como da soja. Um dos principais fatores observados no campo foi um calor intenso durante a segunda quinzena de dezembro, especialmente na região Oeste do Estado, impactando mais fortemente a soja. O relatório de plantio e colheita apontou que temos 80% dos 5,7 milhões de hectares plantados de soja em condição boa, enquanto 16% tem condição mediana e 4% dessa área apresenta condição ruim.
Conforme dados do boletim informativo do Departamento o de Economia Rural (Deral), já para o milho 79% da área apresenta condição boa, 18% tem condição mediana e 3% condição ruim. Estima-se que foram plantados 383 mil hectares nesta safra.
A expectativa é que nos próximos dias já teremos o início da colheita tanto da soja como do milho primeira safra no Estado do Paraná. Enquanto a safra de verão está próxima da colheita, o milho segunda safra já tem a janela aberta do plantio e deve avançar à medida que se colhe a soja.
Fonte: Agrolink